Karanga

Aliança Global para a Aprendizagem Socioemocional e Competências de Vida.


A NOSSA VISÃO:

Um mundo próspero, onde todos os alunos são munidos com as competências necessárias para ter sucesso na escola, no trabalho e na vida.

 
_50A4133.jpg

A Nossa missão

Apoiar decisores de políticos e profissionais de todo o mundo na promoção da aprendizagem socioemocional e de competências de vida, com qualidade e equidade, por meio de iniciativas que conectem, coordenem e impulsionem a ação.

 

O Nosso trabalho

 

DEFESA DE DIREITOS

Defendemos a educação para as competências socioemocionais e de vida, acreditando que estas são necessárias para a aprendizagem.


UMA COMUNIDADE CONECTADA

Promovemos uma comunidade global através de uma plataforma online, projetos colaborativos e eventos internacionais.

SUPORTE DE IMPLEMENTAÇÃO

Apoiamos escolas e sistemas para implementar uma mudança real, fornecendo recursos no campo da aprendizagem socioemocional.


PESQUISA INOVADORA

Promovemos o acesso e apoio a centros de investigação de excelência, explorando o que funciona melhor e qual pode ser o próximo tópico a ser explorado.

Karanga (Māori) -
uma chamada de boas-vindas


A necessidade de uma aliança global emergiu do Salzburg Global Seminar: Educação para o Mundo de Amanhã.

Educadores, investigadores e decisores políticos de todo o mundo reuniram-se para discutir os desafios e oportunidades para o futuro da educação.

Num mundo justo e próspero, os alunos não precisam escolher entre ter sucesso académico e bem-estar. Eles terão ambos.

The Salzburg Global Seminar Fellows from Program 603 SEL: A Global Synthesis

The Salzburg Global Seminar Fellows from Program 603 SEL: A Global Synthesis

A Aliança Global promove a consciencialização, o conhecimento e a compreensão das competências de aprendizagem e de vida. Ela preenche a divisão percebida entre o conhecimento académico e as competências socioemocionais.

Muitas organizações definiram uma visão até 2030 para evoluir no ensino e na aprendizagem nas salas de aula, escolas e comunidades, garantindo que os alunos estejam capacitados com as competências necessárias para o sucesso e para o bem-estar no futuro. A aprendizagem socioemocional e de competências de vida surgiu em resposta à necessidade de reconhecer que as competências académicas per si não seriam suficientes para que as pessoas fossem felizes e bem-sucedidas na escola, no trabalho e na vida. Em alguns setores, esta conversa levou à polarização entre o valor percebido nas competências académicas versus nas competências socioemocionais.

A Aliança Global para a aprendizagem socioemocional acredita que isso é uma falsa divisão. A investigação demonstra a relação simbiótica no desenvolvimento dos domínios cognitivo, social e emocional.

A Declaração de Salzburg, publicada a 20 de março de 2019, define ainda a oportunidade para o impacto coletivo.

“NUM MUNDO COMPLEXO E RÁPIDO, É IMPERATIVO QUE NÓS PROPORCIONEMOS NOVAS OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA TODOS OS ALUNOS. AS EVIDÊNCIAS MOSTRAM VÁRIOS BENEFÍCIOS A LONGO PRAZO A PARTIR DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM SOCIAL E EMOCIONAL (SEL) NA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO FORMAL E NÃO FORMAL. A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL PODE CONTRIBUIR PARA ESCOLAS MAIS INCLUSIVAS, DINÂMICAS E PRODUTIVAS, COMUNIDADES E LOCAIS DE TRABALHO, E PODE, A LONGO PRAZO, REDUZIR OS CUSTOS PÚBLICOS E ACELERAR A PRODUTIVIDADE.”

The Salzburg Statement for Social and Emotional Learning, 20 de março de 2019  

PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA ALIANÇA

ben-white-148435-unsplash-1.jpg

Educação de qualidade: Aprendizagem socioemocional e desenvolvimento de competências de vida, a par de outros tipos de aprendizagem (física, estética, moral, profissional, digital, literacias básicas, etc.) e o conhecimento como parte de uma educação holística e de qualidade.

Abordagem ao Longo da Vida: A aprendizagem socioemocional é desenvolvida progressivamente desde a primeira infância, adolescência, até a idade adulta.

Abordagem de Direitos Humanos: A aprendizagem socioemocional não é neutra e deve reconhecer que a educação promove valores baseados nos direitos humanos e na dignidade humana.

Múltiplas vias e sistemas: O desenvolvimento de competências socioemocionais e de vida ocorre por meio de múltiplos caminhos de aprendizagem, desde a educação formal, a contextos não formais, até ao local de trabalho, através de diferentes modalidades e pode atingir todos os alunos. Só pode ser sustentável se se estiver incorporado nos sistemas de educação e aprendizagem.

neonbrand-426918-unsplash.jpg

Inclusivo e Equitativo: Cumprir a missão da Aliança requer que esta abranja um conjunto de decisores políticos e profissionais de todo o mundo, respeitando e construindo múltiplas perspetivas e pontos de vista de diferentes áreas e partes do mundo.

Colaborativo: Cumprir a missão da aliança são necessárias atividades e plataformas que promovam a colaboração entre profissionais e decisores políticos.

Celebrando a Excelência e a Inovação: Cumprir a missão da aliança requer o reconhecimento de práticas inovadoras e de excelência, com design e avaliação robustos para inspirar avanços neste domínio.

 

Junte-se ao movimento Karanga!